SEQUÊNCIA DIDÁTICA FAMÍLIA SILÁBICA - BA - VA

Sequência Didática – Aula 08 – FAMÍLIA SILÁBICA DO BA- VA
Objetivos
·         Identificar, ler e escrever a família silábica do BA e VA corretamente;
·         Automatizar o processo de formação de palavras;
·         Empregar corretamente a famílias do BA  e VA na formação de palavras;
·         Desenvolver habilidades de produção de frases;
·         Produzir frases  com coerência e sentido;
·         Usar adequadamente os termos de uma frase;

1º Passo – Formação de Palavras Família Silábica do BA
Retomar o quadro de sílabas preenchido pelos alunos. Provocar a formação de novas palavras com as         sílabas escritas  no quadro,  dando maior ênfase a junção da família do BA com PA, TA e FA :
BEBÊ      TÁBUA      BIBA       BATE            BAFO      BIA           BOTA      BAÚ       BEBIA     BETO        FÁBIO     FUBÁ
Quadro com as sílabas para recortar,  montar as palavras e escrevê-las no caderno.
 - Atividade: AT_FS_BA                                        -  Bloco de Leitura 6

2º Passo – Formação de Frases  Família Silábica do BA
Provocar a formação de pequenas frases. Colocando no quadro as palavras já aprendidas estimulando os alunos a formarem frases e ajudando os alunos a escrevê-las. Se alguém formulou uma frase e não consegue escrever, ajudar o aluno indicando os pedaços que deve utilizar para formar sua frase.
Quadro com palavras para:
1.         Fazer a leitura.
2.         Recortar as palavras.
3.         Montar as frases em uma sequência que faça sentido.
4.         Ler as frases (individual a cada frase formada).
5.         Escrever a frase no caderno.

3º Passo – Formação de Palavras Família Silábica do VA
Retomar o quadro de sílabas preenchido pelos alunos. Provocar a formação de novas palavras com as         sílabas escritas  no quadro,  dando maior ênfase a junção da família do VA com BA, PA, TA e FA :
VAI         VIVIA        VIÚVA     POVO    UVA        AVE          EVA         VOVÓ         VIVA      
VAVÁ        IVO        BABAVA           VIÚVO         OVO         VIU          VOVÔ

Quadro com as sílabas para recortar,  montar as palavras e escrevê-las no caderno.
 - Atividade: AT_FS_VA                                        -  Bloco de Leitura 6

4º Passo – Formação de Frases  FS VA
Provocar a formação de pequenas frases. Colocando no quadro as palavras já aprendidas estimulando os alunos a formarem frases e ajudando os alunos a escrevê-las. Se alguém formulou uma frase e não consegue escrever, ajudar o aluno indicando os pedaços que deve utilizar para formar sua frase.
Quadro com palavras para:
1.         Fazer a leitura.
2.         Recortar as palavras.
3.         Montar as frases em uma sequência que faça sentido.
4.         Ler as frases (individual a cada frase formada).
5.         Escrever a frase no caderno.


5º Passo – Leitura de Pequenos textos
Exercícios de leitura em voz alta e principalmente de leitura individual silenciosa. Após a leitura de cada texto, sempre questionar os alunos provocando a compreensão do significado do texto e a interpretação das ideias, para que a leitura não fique reduzida ao mero reconhecimento das sílabas e das palavras.
Textos simples, com sentido para que o aluno entenda o processo da leitura e se sinta motivado.
A BABÁ  E O BEBÊ
O OVO

AVALIAÇÃO

Durante todo o trabalho desenvolvido a avaliação será continua e permanente levando em consideração o interesse para o desempenho no desenvolvimento de todas as atividades propostas, e serão feitas intervenções sempre que necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário