SEQUÊNCIA DIDÁTICA - FACA

Sequência Didática – Aula 03 – FA de FACA
Objetivos                                                                                                                                                   
·         Reconhecer o som inicial da palavra FACA.
·         Ler a palavra FACA.
·         Escrever a sílaba FA.
·         Perceber que palavras diferentes compartilham a mesma sílaba, que o pedaço FA da palavra FACA é usado para formar outras palavras.
·         Ler e escrever palavras formadas por TA, PA e FA.

1º Passo – Revisão da aula anterior
Antes de começar o novo tema, se fazer uma revisão do anterior. Convidar alunos a escrever no quadro o TA e o PA em letras maiúsculas. Todos têm de ler as sílabas escritas no quadro.       

2º Passo – Apresentação do Cartaz – Figura da FACA
O que vocês estão vendo? Já pensaram quando não havia ferramentas? Descascar abacaxi, furar buraco, cortar lenha, tudo era mais difícil... Depois o homem inventou a flecha, a machadinha de pedra, o aço, a faca... e todas as ferramentas e máquinas. A faca traz algum perigo para as crianças? Alguém já se feriu com faca? Onde as facas devem ser guardadas?

3º Passo – Desenho Gerador                                                                                                                    Traçar o desenho gerador seguindo os números do esquema. Reforçar no desenho, com giz de outra cor (ou com marcador no cartaz), o lado direito da panela, junto com a alça. Escrever, abaixo ou ao lado do desenho, a sílaba “FA”.



4º Passo – Leitura da sílaba-chave em voz alta
·         Mostrar o cartaz com o desenho da faca.
·         Apontar a palavra FACA escrita no cartaz.
·         Escrever a palavra FACA no quadro.
·         Ler com os alunos a palavra guardando os pedacinhos e depois soltando.
·         Concluir que a palavra FACA tem 2 pedaços.
·         Apresentar o cartaz com o desenho da faca e a sílaba FA nas quatro formas.

 5º Passo – Escrita  da sílaba-chave
  Ler a palavra FACA e convidar os alunos a escreverem o primeiro pedaço da palavra.
·         Escrever traço por traço o FA no quadro e os alunos escrevem no caderno.
·         Convidar cada aluno para escrever no quadro o FA e ler para os colegas.
·         Escrever o pedaço FA em 3 fichas.

6º Passo – Atividades
·         Cartaz com lista de palavras começadas com FA, os alunos falam e o professor escreve.
·         Localizar o pedaço FA nas palavras do cartaz.
·         Procurar o pedaço FA, recortar e colar em um cartaz ou no caderno.
·         Atividade nº 3.
·         Formar palavras, utilizando as fichas, com os pedaços TA, PA E FA
 (TATA - PAPA - PATA – TAPA – PATATA – PÁ - FAFÁ). Falar sobre a vogal tônica acentuada, apresentar o acento agudo ( ´) dizendo que é usado para indicar o timbre aberto. Ex: FAFÁ - PÁ
·         Escrever as palavras formadas com as fichas (folha sem linhas)
·         Leitura individual do Bloco 2 de Leitura.
  
AVALIAÇÃO

Durante todo o trabalho desenvolvido a avaliação será continua e permanente levando em consideração o interesse para o desempenho no desenvolvimento de todas as atividades propostas, e serão feitas intervenções sempre que necessário.

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