SEQUÊNCIA DIDÁTICA - BANANA

Sequência Didática – Aula 04 – BA de BANANA
Objetivos
·         Reconhecer o som inicial da palavra BANANA.
·         Ler a palavra BANANA.
·         Escrever a sílaba BA.
·         Perceber que palavras diferentes compartilham a mesma sílaba, que o pedaço BA da palavra BANANA é usado para formar outras palavras.
·         Ler e escrever palavras formadas por TA, PA, FA e BA.

1º Passo – Revisão da aula anterior
Antes de começar o novo tema, se fazer uma revisão do anterior. Convidar alunos a escrever no quadro       o TA, PA  e FA em letras maiúsculas. Todos têm de ler as sílabas escritas no quadro.       

2º Passo – Apresentação do Cartaz – Figura da BANANA
O que vocês estão vendo? Quem gosta de banana? Quem tem uma bananeira no quintal? De onde vêm as frutas que vocês consomem? De que maneira a banana pode ser consumida? Quais pratos podem ser feitos usando a banana? É importante ter uma alimentação saudável? Por quê?

3º Passo – Desenho Gerador
Traçar o desenho gerador seguindo os números do esquema. Reforçar no desenho, com giz de outra           cor (ou com marcador no cartaz), o lado direito da panela, junto com a alça. Escrever, abaixo ou ao lado do desenho, a sílaba “BA”.

4º Passo – Leitura da sílaba-chave em voz alta
·         Mostrar o cartaz com o desenho da banana.
·         Apontar a palavra BANANA escrita no cartaz.
·         Escrever a palavra BANANA no quadro.
·         Ler com os alunos a palavra guardando os pedacinhos e depois soltando.
·         Concluir que a palavra BANANA tem 3 pedaços.
·         Apresentar o cartaz com o desenho da banana e a sílaba BA nas quatro formas.

5º Passo – Escrita  da sílaba-chave
·         Ler a palavra BANANA e convidar os alunos a escreverem o primeiro pedaço da palavra.
·         Escrever traço por traço o BA no quadro e os alunos escrevem no caderno.
·         Convidar cada aluno para escrever no quadro o BA e ler para os colegas.
·         Escrever o pedaço BA em 3 fichas.


6º Passo – Contextualização
·         Poema “ O Vendedor de Bananas” de Elias José.
·         Leitura do poema pelo professor.
·         Leitura do poema pelo professor, os alunos seguem passando o dedo em cima das palavras.
·         Circular a palavra BANANA na primeira estrofe do texto.
·         Falar sobre o plural com o S no final da palavra BANANAS.
·         Ilustrar o poema.


O VENDEDOR DE BANANAS

BANANA-PRATA,
BANANA-OURO,
BANANA-D’ÁGUA.
BANANA-BAIANA,
BANANA-NANICA,
BANANA-SÃO-TOMÉ.

O MENINO BANANEIRO
E OS SEUS MELHORES AMIGOS,
DOIS BURRINHOS VAGAROSOS,
VÃO CHEGANDO À CIDADE.

QUERIA VENDER BANANAS
MUITAS BANANAS
GOSTOSAS E DIFERENTES,
PARA TODAS AS CASAS
DA VELHA CIDADEZINHA.

QUERIA VOLTAR PRA CASA
COM OS CESTOS VAZIOS
E OS BOLSOS BEM CHEIOS
DE NOTAS E MOEDAS.

COISA MELHOR DO MUNDO
É PODER AJUDAR A MÃE...

SÓ QUE NA CIDADE PEQUENA,
HÁ TANTAS BANANEIRAS NOS QUINTAIS!...

OS CESTOS NÃO VÃO SE ESVAZIAR.
E NOS BOLSOS HAVERÁ POUCAS MOEDAS...

- MELHOR ASSIM QUE NADA!
DIZ O MENINO BANANEIRO
AOS SEUS AMIGOS MAGRICELAS.

                                                              ELIAS JOSÉ



7º Passo – Atividades
·         Procurar o pedaço BA, recortar e colar em um cartaz ou no caderno.
·         Atividade nº 4.
·         Formar palavras, utilizando as fichas, com os pedaços TA, PA, FA e BA
 (TATA - PAPA - PATA – TAPA – PATATA – PÁ – FAFÁ – BABA – BABÁ -PATA – BAFAFÁ – BATA - BATATA)
·         Escrever as palavras formadas com as fichas (folha sem linhas)
·         Leitura individual do Bloco 3 de Leitura.

AVALIAÇÃO

Durante todo o trabalho desenvolvido a avaliação será continua e permanente levando em consideração o interesse para o desempenho no desenvolvimento de todas as atividades propostas, e serão feitas intervenções sempre que necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário