SEQUÊNCIA DIDÁTICA FAMÍLIA SILÁBICA - TA - FA

Sequência Didática – Aula 08 – FAMÍLIA SILÁBICA DO TA- FA
Objetivos
·         Identificar, ler e escrever a família silábica do TA e FA corretamente;
·         Automatizar o processo de formação de palavras;
·         Empregar corretamente a famílias do TA  e FA na formação de palavras;

1º Passo – Formação de Palavras FS TA
Retomar o quadro de sílabas preenchido pelos alunos. Provocar a formação de novas palavras com as         sílabas escritas  no quadro,  dando maior ênfase a junção da família do PA com a do TA :
APITO      ITAÚ       TITIA        PATO     POTE        TIO        TETO        TAPETE     PATATI     PATATÁ  PITO
Quadro com as sílabas para recortar,  montar as palavras e escrevê-las no caderno.
 - Atividade: AT_FS_TA                                        -  Bloco de Leitura 6

2º Passo – Formação de Frases  FS TA
Provocar a formação de pequenas frases. Colocando no quadro as palavras já aprendidas estimulando os alunos a formarem frases e ajudando os alunos a escrevê-las. Se alguém formulou uma frase e não consegue escrever, ajudar o aluno indicando os pedaços que deve utilizar para formar sua frase.
Quadro com palavras para recortar, montar as frases e escrevê-las no caderno.

3º Passo – Formação de Palavras FS FA
Retomar o quadro de sílabas preenchido pelos alunos. Provocar a formação de novas palavras com as sílabas escritas  no quadro,  dando maior  ênfase a junção da família do PA , TA e FA :
FATIA         FITA          FUI           FOFA            FEIO           FIFA          AFETO     FOTO
Quadro com as sílabas para recortar,  montar as palavras e escrevê-las no caderno.
- Atividade: AT_FS_FA                               -  Bloco de Leitura 6

4º Passo – Formação de Frases  FS FA
Provocar a formação de pequenas frases. Colocando no quadro as palavras já aprendidas estimulando os alunos a formarem frases e ajudando os alunos a escrevê-las. Se alguém formulou uma frase e não consegue escrever, ajudar o aluno indicando os pedaços que deve utilizar para formar sua frase.
Quadro com palavras para recortar, montar as frases e escrevê-las no caderno.


AVALIAÇÃO

Durante todo o trabalho desenvolvido a avaliação será continua e permanente levando em consideração o interesse para o desempenho no desenvolvimento de todas as atividades propostas, e serão feitas intervenções sempre que necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário